14 de setembro de 2010

Janela da alma



Quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não.existem, outros. que só existem diante das minhas janelas,  e outros, finalmente, que é  preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Cecília Meireles
A Arte de Ser Feliz


A diferença se encontra no lugar
onde os olhos são guardados.

Rubem Alves
A Complicada Arte de Ver





Diante das nossas janelas há uma permanente tela. Nós somos os pintores. Dar às paisagens tons de azul ou cinza vai além do ato de fitá-las. "Ver" não é uma capacidade. É um sentimento. É a alma transcendendo o olhar.




À minha irmã Alana
pelas janelas ensolaradas de Paraty.



Imagem: Paraty/RJ

47 comentários:

Jorge Manuel Brasil Mesquita disse...

Belos pedaços de poesia enquadrados com uma excelente fotografia poética.
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Lisboa, 14/09/2010

Lis. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lis. disse...

Boa tarde querida Inês.

E por falar em janela, posso ver através da minha janela, uma terça-feira muito ensolarada com aquela luminosidade sem igual. Algo bem normal de acontecer por estas bandas.

E também, não vou deixar de expor a visão contida na canção Pão e Poesia: Felicidade é uma cidade pequenina. É uma casinha, é uma colina. Qualquer lugar que se ilumina. Quando a gente quer amar.

Uma semana de luz à ti.

Beijos.

simplesmenteeu disse...

Linda esta janela debruçada sobre as "coisas simples" que o teu olhar sabe ver.
A parede branca onse a luz descansa. As portas e janelas abertas num sorriso a quem passe...O verde a florir e a refrescar a cor quente das telhas.
O olhar... na reserva da sua intimidade de quem tudo sente com o coração.
Belas escolhas Inês!
Beijo carinhoso e de saudade...

Rosinha disse...

A sensibilidade reluz por aqui.

xero na alma de bela Inês

Bia Pessoa disse...

Inês

A felicidade realmente esta nos olhos de quem ve. Essa é uma verdade irrefutável!


Abraços,

Bia

Isadora disse...

Inês, querida, essas felicidades existem sim, mas é que muitas vezes nossos olhos ficam encobertos, ou nos os deixamos encobrir e assim, achamos que não estão mais lá. Estào sim, basta apenas tirarmos a nuvem da frente.
Um grande beijo

Marina disse...

Poemas escolhidos a dedo para formar uma bela imagem. A da minha janela não é assim não linda, mas a culpa é toda minha.

Adorei, Inês. Beijos!

Braulio Pereira disse...

olá Inês

da tua janela
a luz do luar
penetra
quer namorar


obrigado pela doçura e carinho no meu bog

és estrelita que me ilumina

beijos doces ternura !!!

UIFPW08 disse...

Olá Inês....bela postagem...
parabens.
Morris

sonho disse...

Há quem olhe e não ve...para contemplar...é preciso olhar com os olhos da alma...
Beijo d'anjo

Maré Viva disse...

A felicidade é feita de pequeninas coisas, aprendamos com Cecília Meireles a olhá-las através da nossa janela, inclusivé a da alma.
Com Rubem Alves ficamos a saber onde se encontra a diferença...e contigo, Inês, aprendemos a pintar a nossa tela.
Um beijo de agradecimento.

wcastanheira disse...

Cecília a poetiza dos marinheiros, adoro-a, uma feliz escolha, vc esteve iluminada mais uma vez deu show na opção, assim não vale, optando por Cecília fragiliza meu coração, encanta minh'alma, pra vc minha linda bjos, bjos e bjossssssss

poetaeusou . . . disse...

*
quando,
Cecilia Meireles escreve,
nós lemos e aprendemos !
,
conchinhas,
,
*

Insana disse...

Profundo.

bjs
Insana

UIFPW08 disse...

..Eu pinto as flores de alegria para a loucura
Eu quero fazer com ele, porque o presente com um sorriso
apenas por um momento que você

Anônimo disse...

amo a poesia da Celícia, pra mim sempre tem um cheiro de infância.


bjos

Ariana Coimbra disse...

E realmente a beleza esta nos olhos de quem sabe ver!

Adorei a poesia!


Beijos

Pelos caminhos da vida. disse...

Intenso!

beijooo.

MLiz disse...

Que lindaaa postagem, Inês.
Você já deve ter percebido que sou fã destas cores e 'visões'.
Realmente! É o olhar que destinamos as coisas que fazem delas tão belas como só elas!

E obrigada pelo seu carinho no meu blog. A praia... é a Praia do Laranjal, uma praia de água doce, da Lagoa dos Patos, fica aqui na cidade onde atualmente vivo, Pelotas - RS. É ela a fonte de inspiração mais rotineira e onde o meu olhar e amor se eternizam em fotos.

Beijo!

Liz

Obtuso disse...

É a alma que espreita e sente e vê aquilo que outro vê só com o olhar antes de sentir e espreitar com a alma.
Por isso, aquilo que cada um vê da sua janela é sempre diferente daquilo que vejo da minha janela.

Beijinho, Inês.

Maré Viva disse...

Obrigada Inês, pelas palavras sempre tão lindas e delicadas...

Um beijo.

untouchedmilk. disse...

Sempre lindo seus textos e suas imagens. Acho otimo vir aqui =D
Beijão =*

Cadinho RoCo disse...

E de pensar que existem pessoas que insistem em não querer abrir as janelas para o mundo de tantas paisagens.
Cadinho RoCo

Graça Lacerda disse...

Sim, amiga!

Com meus pincéis imaginários eu posso pintar as cores da Vida que eu quiser, determino e pronto...

Lindo tudo aqui! Linda Cecília, lindo Rubem, linda você!

Vim convidá-la, Inês, a ver uma homenagem feita ao nosso querido Hod por um outro amigo, em forma de Elegia. Ficou muito bonita!
Se te aprouver visitar esse excelente blog e ver a lindeza dessa homenagem, vá em:

http://seteramos.blogspot.com/

Beijão pra vc e obrigada pela amizade que me tem.

Rafael Castellar das Neves disse...

Ótima seleção...textos ótimos!

Este do Rubem Alves pegou em cheio! rs


[]s

Sonhos e Devaneios disse...

eu acho que esta felicidade esta em nos.....nos somos a felicidade......beijos joao

Eu disse...

Se nos permitimos enxergar além das fronteiras...a felicidade alcançamos!

Um beijo carinhoso

Andanhos disse...

Imagem e palavras de grande beleza!
Gostei dos cursos desses rios.
Beijos.

Marta disse...

e que lindo nome tem a tua irmã :D

Duarte disse...

Uma janela é uma porta aberta ao mundo desde a qual se pode ver a vida. O resto já é questão de capacidade de imaginação e vontade de viver.
Gosto desta fotografia

Um grande abraço e a minha amizade

Gaby Lirie disse...

Que lindo tudo isso.

Palavras de grande valor, o ver transcede, que bonito.

Saudades daqui.

Grande Beijo.

Barbara disse...

Certíssima, você.
Minha janela me dá a visão de uma palmeira sob o céu (é claro), da gata contente olhando o que é da sua conveniência, e se fechada, por vezes ainda tem os pássaros do terreno arborizado ao lado, que bicam no vidro.
Isso, em se falando de janelas literalmente janelas.
Das outras então...

UIFPW08 disse...

Não são apenas as palavras que fazem grandes amigos, mas suas palavras sinceras de amizade que faz um mundo de fantasia.
Meus sinceros agradecimentos
Beijos meus
Morris.

A.S. disse...

Inês...

Não precisas mudar a tela! Diante da janela, são diferentes todos os amanheceres!


BjO´ss
AL

Monday disse...

Humm ... Parati vale muitas telas ... principalmente quando se passeia de saveiro, por entre as ilhas ...

im disse...

É complicado gerir o olhar, ver para além de olhar. Ver é mais além.

Adoro de Paixão a poesia de Cecilia Meireles.

Beijinhos

Mysterious Ways disse...

Linda poesia, foto perfeita!

bjs

Anônimo disse...

maravilha
amei seu blog e a poesia de Celícia ficou perfeita assim.

bjos

Cvall disse...

Olá, tem um blog muito bonito e interessante. Parabéns!
http://caminhosperifericos.blogspot.com

Tarcísio Buenas. disse...

adoro seus cometários, tenho dito.

os últimos então...

sobre a questão da poesia/poema, ela me persegue há muitos anos... - rs

te admiro, sabe...

bj no queixo.

Secreta disse...

Podemos pintar o lado de lá da nossa janela, com perfeitas cores de sonho.

Branca disse...

Ver/sentir é ir bem mais além que um simples olhar...

Tenha uma semana de paz amiga!
Bjo!

UIFPW08 disse...

linda...

Larissa Costa disse...

essas janelas...
elas tanto alimentam minha alma hoje em dia

Duarte disse...

Dói e entristece o silencio da tua ausência...

Abraço-te no vazio

Marta disse...

que divina prosa que escreveu para sua irmã. se não se importar, vou guardar o texto no meu arquivo, querida Inês!