29 de julho de 2008

A delicadeza do luar


















Não é da luz do sol que carecemos.

Milenarmente a grande estrela iluminou a terra e, afinal,
nós pouco aprendemos a ver.

O mundo necessita ser visto sob outra luz: a luz do luar,
essa claridade que cai com respeito e delicadeza.

Só o luar revela o lado feminino dos seres.
Só a lua revela a intimidade da nossa morada terrestre.

Necessitamos não do nascer do Sol.
Carecemos do nascer da Terra.

Mia Couto
Contos do Nascer da Terra


Imagem: ART SPACE/amanaimages/Corbis


38 comentários:

Eu sei que vou te amar disse...

Direi que as palavras de Mia Couto trouxeram mais luz e beleza aos versos sentidos!
Bela escolha neste azul que pinta o ceu de um azul mais lindo;)
Beijo terno

Anônimo disse...

oie amiguinha tdb? q poema lindo..a imagem tb mt linda..eu amo vir aki no seu cantinho leio belos poemas e conheço (poetas)..Mia Couto eu nao conhecia..alem de belos poemas q vc posta seu cantinho tb eh cultura :) uma 4ª feira com mt luar p vc..Bjinhux
www.menina_virtude.blogger.com.br

Anônimo disse...

linda poesia e adorei ainda mais porque fala da lua, tenho ate uma tatuagem com uma lua. abracos ah te linkei

Sonhos e Devaneios disse...

Minha querida com certeza carecemos do nascer da terra, que as pessoas vejam a terra com os olhos de quem mora nela e nao de quem esta usando algo descartavel
parabens pelo lindo poema
beijos joao

Desarranjo Sintético disse...

Olá! Que belo poema! E imagem...adoro água!! Por acaso você é adepta do paganismo? Seus versos correspondem bem a isso.

Bjoks!

Boa Noite Cinderela disse...

Eu sou suspeita a falar do Luar, pq como eu amo, e como ele me fortalece.

Amei seu comentário, gosto de sua palavras.
Vc já está linkada no meu.
Beijooo

Zek disse...

Quem algum dia parou em frente ao mar....
E viu nele refletido o luar..
Sabe a beleza que é amar.
Sempre terá historias para contar.
Nem que seja no silêncio de seu olhar..

Viu como me inspirou teu post !!

Abs

Anônimo disse...

Vamos adubar de amor e respeito que a Terra renasce...

lindos e iluminados dias, flor
beijos

meus instantes e momentos disse...

é bom ler vc.
Tenha uma bela noite.
Maurizio

Zunnnn disse...

Então. Boa escolha no trexo da Couto.
adorei mais a parte da... "só o luar revela o lado feminino dos seres"
só mesmo muito sensivel pra ver que o lado perfeito das coisas é esse..
o lado feminino. rs pq o lado masculino é muito grosseiro..rs

agora eu nao posso deixar de falar da imagem. é de uma harmonia, simetria e mensagem muito "sacada".
acertou bem mais, se tivesse só a imagem já teria dito tudo.

Ah.. e sobre sua visita no meu blog..
adoro o seu olhar romantico sobre as coisas, ainda mais acompanhado do seu olhar apurado e critico. que bom que não só passou os olhos, mas leu o que eu escrevi.
E sobre .. "o primeiro post a gente nunca esquece.." eu diria.. o primeiro comentário com base é inesquecivel. rs
ta bom ta bom.. já to parando de falar.

obrigado pela visita e pelo comentário.

abraço

Borboleta disse...

Coisa mais linda e delicada, Inês...
Sonhei.
Beijos sonhados a você!

mdsol disse...

Tu ten so condão de me despertar lembranças. Agora foi a belíssima canção do vosso folclore cearense (?):

Não há, oh gente
oh não, Luar
Como esse do sertão

Oh que saudade
Do luar da minha terra
Lá na serra branquejando
folhas secas pelo chão

Este luar cá da cidade
Tão escuro
Não tem aquela saudade
Do luar lá do sertão

Não há, oh gente...

Se a lua nasce
Por detrás da verde mata
Mais parece um sol de prata
Prateando a solidão

E a gente pega
Na viola que ponteia
E a canção
É a lua cheia
A nos nascer do coração

Não há, oh gente...

Coisa mais bela
Neste mundo não existe
Do que ouvir-se um galo triste
No sertão, se faz luar

Parece até que a alma da lua
É que descanta
Escondida na garganta
Desse galo a soluçar

Não há, oh gente...

Ah, quem me dera
Que eu morrese lá na serra
Abraçado à minha terra
E dormindo de uma vez

Ser enterrado
Numa grota pequenina
Onde à tarde a sururina
Chora a sua viuvez

Não ha...

E o Mia Couto... lindo lindo (é um caso parecido com o Chico...é tudo lindo no Mia) rsrsr [isto é cada paixão...assumidaaaaaaaaaaaa]

beijos

Marta disse...

Verdade
Carecemos de Natureza

Um Carinho
=D*

Pipinha disse...

Olá querida amiga, obrigada pelas tuas visitas regulares e sempre tão simpáticas ao meu cantinho e miminhos que me deixas.
Gosto muito do luar e essa foto está linda! Parabéns pela escolha!
Vou de férias brevemente, mas não me esqueço dos amigos, transporto-os no coração. Tu és uma boa amiga. Obrigada!
Beijinhos carinhosos e abraço meiguinho.

Paula Barros disse...

Humm! A luz da lua. Muito linda.
Muito bonito esse texto escolhido.
bjs

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Belíssimo texto!
A Lua, assim ouso dizer, é minha mãe! Amo-a infinitamente!

Linkei seu blog para acompanhar as postagens^^

Beijos...

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Senti-me absolutamente encantada e em casa ao encontrar uma postagem tão linda sobre a Lua!

Agradeço sua visita!

Voltarei sempre aqui^^

Nanda Assis disse...

sempre achei que a lua fosse a imagem da mulher no universo. as mulheres s�o identicas a lua, assim como muito misteriosas.
bjosss...

Thiago Cavalcante disse...

Querida Inês,

Hoje, seu texto me levou à uma conversa recente queeu tive com a pessoa que eu leio os olhos.

Disse-lhe:

Sua ausência faz com que o sol não me aqueça durante o dia e que a lua não brilhe na minha escuridão durante a noite.

...

Ela lê meu blog. Já é um bom começo. Peço ao DESTRO ESCRITOR que me d~e as devidas palavras para que eu não apenas escreva oque eu sinto, mas que eu posso tocá-la com o poder das palavras.

...

Um grande abraço, Inês.

...

Beijus com "Shalom"!

Sammyra Santana disse...

ah o luar... tenho um caso eterno de amor com a lua...
é fato.

beeeijo

ivone disse...

entre muitas outras falta_nos o luar da terra...

gaivota disse...

mia couto, um dos meus escritores de eleição,
assim está tudo dito
fantástica a sua escrita, envolvente...
beijinhos

Camila disse...

Amo a lua!
E tenho fases como ela!
A Lua é o astro mais feminino!
Adorei!
Beijo
=]

Xinha disse...

Inês...
Linda forma de nos colocares a olhar para a Lua ...
Lindo !!

Xi-coração

Pelos caminhos da vida. disse...

Lua...

Claridade...

Mistérios...

Sedução...

Magia...



beijooo.

Cadinho RoCo disse...

Serei direto, não encontro outra palavra.
Que bela porrada!
A lua é totalmente feminina.
Cadinho RoCo

Victor Oliveira Mateus disse...

A associação do luar ao feminino...
Hum! Não sei... acho que não vou muito por aí. Até dei por mim a pensar em Mozart: "A flauta mágica"
com a sua "rainha da noite" e o mal
e o ardil associado ao feminino...
Não, não vou muito por aí! Ou será que se quer ligar o feminino ao insinuado (luar) e o masculino ao
absolutamente delimitado (solar)?
Apesar de estar aqui às voltas com
a interpretação... É um excelente
poema, aliás, vindo do Mia Couto
só podia ser...
Bj

Thefy disse...

A luz do luar é capaz de iluminar nossa alma...
Bjokas

~pi disse...

lavo me:

mais e mais

dentro

da

terra



~

Sei que existes disse...

Talvez necessitemos de ambos...
Lindo poema.
Beijocas grandes

momentos disse...

É mágico...
Em seu brilho tem feitiço...
Toca-nos...com poder...
Plena de suavidade...
Despertando...Pura sensualidade...
No coração dos apaixonados... Força misteriosa...da Paixão!

Carinho anjo!

Desarranjo Sintético disse...

Aahaha, eu não falei em paisagismo e sim em paganismo, de religião!!

Bjoks! Reitero que a imagem de água é linda!

Thiago Cavalcante disse...

Boa tarde, Inês!

...

“Não pensem que estou aguardando a lua cheia
- Esse sol da demência
Vaga e noctâmbula.
O que eu mais quero,
O de que preciso
É de lua nova”

Manoel Bandeira

...

Doce Paz.

Marcelo disse...

Um mestre espírita me disse uma vez que o Sol é a força do masculino, o poder, a proteção.
E a Lua a delicadeza feminina, a mãe que vem nos acariciar enquanto dormimos.

Beijos

Mysterious Ways disse...

Eu amo a Lua.
Apaixonada por ela .
Mysterious Ways do U2 tem um pedacinho que eu adoro :

"Johnny, take a walk with your sister the moon
Let her pale light in, to fill up your room.
You've been living underground, eating from a can
You've been running away from what you don't understand."


Beijus da Mysterious Ways ( da Blogsfera )

Anônimo disse...

Que texto lindo!!!

Adorei este cantinho...



bjosss
xD

Anônimo disse...

Que maravilha miga

bjus

Fernando

Ariana Coimbra disse...

Poema lindo esse!

Gostei!

Bom fim de semana pra ti!!

Beijo