31 de julho de 2008

O teorema da incompletude




















A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como
sou - eu não aceito.
Não agüento ser apenas um
sujeito que abre
portas, que puxa válvulas,
que olha o relógio, que
compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora,
que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas.

Manoel de Barros
Retrato de Artista Enquanto Coisa
Imagem: Nicoloso/Corbis

32 comentários:

Carla disse...

O potencial da humanidade é infinito e todo ser tem uma contribuição a fazer por um mundo mais grandioso. Estamos todos nele juntos. Somos UM.

BJS

Thiago Cavalcante disse...

Boa noite, Querida Inês.

Lendo esse texto pude recordar de um ecsrito meu que compus no começo da minha adolescência. Irei vasculhar meus arquivos para encontrá-lo e o mostrarei para ti.

Fui também direcionado a uma frase que vi em um filme:

"Não gosto que me rotulem. Quando me chamam por um rótulo: marido, filho, alpinista, músico; as pessoas dão mais ênfase ao rótulo do que em mim".

A frase era quase assim... mas no momento que a escutei, pude avaliar algumas indagções interiores.

Gosto disso. Ás vezes, as frases conseguem cativar-me, e esse poder é que me fascina nas palavras.

...

Já exclui o recado :)

...

Tenha uma boa noite, Princesa.

...

Shalom.

Ana disse...

Fascinante a poesia de Manoel de Barros.
Gostei de a encontrar aqui.
Um beijo.

Nanda Assis disse...

vc sabe realmente escolher o que postar. muito bom, quem deras tudo isso.
bjosss....

... disse...

admiro muito aqui!
Pois encontro cada textos incriveis!
parabens pelo blog!

Ynot Nosirrah disse...

Incompletude. Você acha que ela é maior no homem ou na mulher. Penso que seja no homem, pois ele que perdeu uma costela quando ela surgiu.

Pelos caminhos da vida. disse...

Oi amiga!

Obrigada pelas visitas no meu blog...

Seus post são maravilhosos...



beijooo.

Márcia disse...

Manoel de Barros o poeta que vê a vida com olhos de criança, que nos embala nas rimas doces e simples.

Usar borboletas como renovação...que maravilha!!

lindos e felizes dias, flor
beijos

Borboleta disse...

Fantástico. Verdadeiro. Sentimento de que também compartilho.
Beijos carinhosos, Inês! Beijos, muitos

Ana disse...

Volto.
Obrigada pelas tuas visitas e comentários na Encosta.
A foto é da net e não tenho sobre ela quaisquer direitos. Claro que a podes usar nos teus posts... sinal de que temos gostos idênticos.
Um beijo, Inês.

mdsol disse...

Olha olha quem fala:
Mas os seus posts são muito interessantes... e venho aqui com igual satisfação. Como se diz por cá: amor com amor se paga!

Palavras e imagem: Um must!
beijos do lado de cá!
:)

"O Autor", disse...

Desconfio que as borboletas tenham verdadeiramente este poder; mas acho que ninguém tentou... ainda.

João Videira Santos disse...

do homem, o pão o sal, o vinho...a vida!

ROSASIVENTOS disse...

... íssimo!

As palavras que te digo disse...

Todas as palavras serão poucas para agradecer todo o carinho deixado pelo meu canto, obrigado amiga.Beijos e bom fim de semana.
Salomé

Sonhos e Devaneios disse...

Gostei de Manoel de Barros...
beijos joao

maria josé quintela disse...

manoel de barros é simplesmente fantástico e desconcertante!

Cíntia . disse...

Gracioso texto. Concordo plenamente; todos juntos temos de descobrir esse fantástico poder que as borboletas têm .

O'Sanji disse...

Manoel de Barros é incomparável!
Beijo

Anônimo disse...

Dois rios,

Passo uma vez mais pela minha incompletude, apenas para agradecer o que me deixou em saudades.

vieira calado disse...

"renovando borboletas"
Muito bem!
Um abraço

Junkie Careta disse...

Desculpe a intromissão.

Belíssimo texto. Preciso conhecer mais a obra dele. ALguma boa dica pra começar?

Grande abraço

meus instantes e momentos disse...

belo post, muito bom.
Tenha um belissimo final de semana.
Maurizio

Paula Barros disse...

Que lindo. Também sou cheia de incompletudes. Mas nunca tinha pensado nisso.
bjs

Anônimo disse...

oie amiguinha obg pela visitinha sempre carinhosa :) nuxaaa pensando da maneira do escritor acredito q tds somos cheios de incompletudes..+ um escritor q nao conhecia por isso adoro vir aki ...qta cultura e blz tem esse seu maravilhoso cantinho..tenha um fds com mts alegrias..Bjinhux
www.menina_virtude.blogger.com.br
ah soh uma perguntinha..por favor ..sempre q eu passar por aki tenho q deixar o endereço do meu blog??

Zunnnn disse...

tem coisa pior e ver que vc não mudou nada? nem uma ruga.. nem uma idéia nova.. nem um defeito novo e nem um cabelo branco?
que azar ser.. um homem só enquanto eu posso ser todos.

sempre tão pontual nas escolhas..
principalmente com seu gosto apurado de imagens.. vc deve ser da area ne? ou apaixonada da area. rs

abraço

Shadow disse...

As tuas escolhas são sempre fantásticas!
Esta...não é diferente!

Bjs,
Shadow

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Sublime!
Eis a palavra q encontrei para o seu texto!

Beijos

Zek disse...

Ser autentico é isso, exatamente isso !!!

Boa Noite Cinderela disse...

Uau, ninguém consegue ser o mesmo sempre, de vez em quando cansa.

Beijooo*

Célia de Lima disse...

Menina, vc descobre coisas lindas! Que show, que riqueza de imagens nesse poema! Conheço pouco da obra dele. Beijos e uma ótima semana!

Victor Oliveira Mateus disse...

Os três primeiros versos são o ponto alto de toda a pérola: a consciência da sua própria pequenez
como marca de uma lúcida forma de estar no mundo. Excelente!
Bjs